Tuesday, May 30, 2006

Atrás das grades

Confesso que, não por culpa da natureza, praticamente imutável e que só reage às agressões que lhe desfere esse animal irracional chamado homem, cada vez mais nos sentimos compelidos a fechar as nossas janelas para o mundo. Ou, para sermos mais realistas, isso é só a constatação de um processo que já vem ocorrendo a cada dia e há muito tempo.

Ninguém pode negar que quase inexistem janelas sem grades nas nossas casas hoje em dia. Pior, já habituamos o nosso olhar a elas, e vemos através dessa nova realidade, a imagem que se forma além e composta com esses casulos de ferro é natural. O mundo lá fora é multifacetado, como se o olhassemos com o olhar composto dos insetos. Inúteis grades: tentativa de manter a maldade lá fora sem impedir que alguma beleza entre aqui dentro.

O nível dessas maldades que se vê no mundo é cresce a cada dia, já são tantas as formas de agressão, que você busca se refugiar num outro mundo, torna-se priosioneiro de um pequeno mundo, forma um microcosmo onde se protege, se isola, e passa a viver uma vida artificial em relação ao mundo lá fora.

Enquanto isso, nós imaginamos que estamos separando os criminosos dos cidadãos, mandando-os para trás das grades. Quem está atrás das grades?

No comments: